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 Ações de Formação - Projeto Brincar

Relatório do Curso: “Brincar: O Brinquedo e a Brincadeira na Rotina da Educação Infantil” realizado em parceria entre SME/ DOT- EI , CENPEC e Fundação V.W.


1. Justificativa:

A necessidade de contribuir com o sistema de ensino público municipal na formação continuada dos profissionais que atuam na educação infantil, contribuindo para o enriquecimento da prática e da rotina na relação com a brincadeira, levando não somente repertório, mas a reflexão sobre o brincar no ambiente educacional, tempos, espaços, valores, questões culturais e seu papel no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

2. Objetivos: 

  • Discutir e compreender o papel da brincadeira na Educação Infantil;
  • Problematizar a atividade lúdica que acontece na instituição de educação infantil, reconhecendo intenções e valores veiculados nesta prática;
  • Refletir com base na vivência e com o conhecimento de aspectos do desenvolvimento infantil sobre as reais necessidades das crianças ao brincar e como buscar alternativas nas questões de rotina;
  • Ampliar o repertório de brincadeiras, atividades lúdicas e expressivas com referencias da cultura popular e do repertório do grupo;
  • Relatar, discutir e refletir a interação / intervenção do educador na brincadeira.

3. Conteúdos:

Foram desenvolvidos três eixos nos encontros de formação:

a. Repertório: trabalhar para alcançar um conceito comum de brincadeira, para posteriormente vivenciar as diversas faces – brincadeira de roda, brinquedo cantado, brincadeira de rua, de salão, jogos de regra, jogos simbólicos e de representação;

b. Reflexão e prática: discutir temas como imaginação, cultura, desenvolvimento infantil, o brinquedo na história entre outros a partir do relato dos educadores para alimentarem a problematização da prática;

c. Integração e relação: dentro da atividade lúdica, desenvolver por meio de vivencias expressivas e relatos referentes ao espaço físico, tempo e ação dos participantes ao brincar.


4. Desenvolvimento:

Vivências, relatos e registros das práticas nos ambientes educacionais, como referência para o estabelecimento de relações teóricas assim como para a busca de alternativas conjuntas e propostas de encaminhamentos. Há também visitas de acompanhamento a algumas unidades.

5. Avaliação:

Processual e final: elaboração de um Projeto de Implantação de Atividades nas Unidades Educacionais

6. Material de Apoio:

Material de Apoio, clique aqui

7. Acompanhamento:

Equipe da DOT-EI

Comentário DOT EI:

As equipes da DOT-EI e do CENPEC realizaram reuniões durante todo o desenvolvimento do projeto para a tomada de decisões quanto aos encaminhamentos necessários. A equipe de DOT-EI também acompanhou sistematicamente todos os encontros de formação e avalia que houve uma repercussão bastante positiva entre os profissionais que participaram da formação, refletida diretamente nas unidades de trabalho: esse era um dos princípios do projeto, ou seja, que a formação estivesse muito próxima das práticas das Unidades Educacionais. Além disso, todas as unidades participantes do curso,  por meio de seus profissionais, receberam livros de apoio para professores, com títulos especialmente selecionados pelo CENPEC e referendados por DOT-EI.O material do curso está à disposição para ser utilizado nas UEs como subsídio para elaborar projetos de formação de educadores. A proposta é incentivar os docentes a implementar ações de orientação à leitura, visando o desenvolvimento do gosto pela leitura e a formação de leitores dentro das unidades e na comunidade.

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